A Escola na Crise Família - Aluno
O indivíduo está sempre aberto à aprendizagem e a família tem uma influência determinante neste sentido. Ela define o que seus filhos precisam aprender e onde. Decide as escolas que freqüentarão, dando início a uma parceria que se prolongará por muitos anos, até que aquele indivíduo, agora adulto, sinta-se seguro o bastante para traçar os próprios caminhos, definir por si os seus objetivos e tornar-se capaz de criar e produzir conhecimento.
Este caminho, porém não é linear. Muitas vezes as famílias atravessam fases que podem alterar significativamente a atuação deste filho na escola, além de provocar conseqüências imprevisíveis no seu futuro. Quando, por qualquer razão, a estabilidade familiar é alterada, o filho sofrerá um abalo em sua capacidade de captar a realidade, fundamento básico da aprendizagem.
É muito comum que o desajustamento escolar seja o prolongamento de um desajuste familiar, onde o filho atua como caixa de ressonância. Ajudar a família é ajudar o aluno. Uma orientação pronta e segura é necessária, então, antes que a aptidão para aprender seja estancada ou distorcida.
Nestes momentos, a escola desempenha um papel fundamental, ao detectar certas transformações que as famílias, pelo seu próprio conflito, não conseguem ver em seus filhos. Ou que podem ver, mas não sabem como agir. Aí, a possibilidade de a escola indicar caminhos para a solução desses conflitos significa ajudar na superação de traumas que prejudicarão o desenvolvimento do aluno e do grupo.
Na fase da vida em que família e escola representam os maiores pontos de apoio e sustentação do indivíduo, o Espaço Terapêutico Psique oferece sua experiência em terapia individual, familiar ou de casal, para ajudar a restaurar o equilíbrio de um sistema que tem tanta importância na formação do aluno.